Bolinhos de Coco e um Bolo de Chocolate Desastroso

Published on

Na sexta-feira eu decidi dividir minhas dúvidas com vocês pela página do Facebook, onde eu perguntei o que vocês achavam que eu deveria cozinhar no fim de semana. As opções eram uma receita de bolo de chocolate com vinho tinto, que eu estava curiosa para saber como iria sair, ou uns bolinhos de coco maravilhosos que tinha aprendido a fazer na Bahia. A grande maioria votou pelo bolo, ou pelos dois, sempre com o argumento de que é difícil argumentar contra chocolate. E realmente, isso eu não posso negar.

bolo x bolo

Mas o bolo foi um desastre. No universo dos sites e blogs culinários, é raro encontrar o post “desastre”. E realmente, tenho que admitir não é fácil se entregar para o que não deu certo. A vontade é de proteger aquele cantinho na internet onde as fotos são lindas e as receitas deliciosas. Mas essa não é a realidade, e não é a proposta do Gourmet Kitchen Diary. A idéia aqui é aprender a cozinhar cozinhando e mostrar quando as coisas não dão certo…

 

 

 

Então eu decidi experimentar o bolo de chocolate feito com vinho tinto. Quando vi a receita fiquei muito curiosa. A cor do bolo foi o que me conquistou… aquele vermelho aveludado, que parecia ser feito de várias camadas de sabor. Um bolo com toda a profundidade de um vinho tinto… o aroma que perfumava a casa enquanto o bolo estava no forno era tão maravilhoso que não tinha como não esperar algo incrível.

 

Mas o primeiro gosto foi um choque de realidade. Amargo, ácido, com gosto de álcool… em outras palavras, tudo que um bolo de chocolate NÃO pode ser. Decepção total. Mas quem quiser se aventurar, clique aqui para ver a receita.

bolofail

 

Com o sentimento de missão-não-cumprida, peguei a receita dos bolinhos de coco e comecei do zero. Esses eu já tinha experimentado e tinha amado, agora era o conforto de algo deliciosos que eu buscava, e não a necessidade de ousar e me aventurar. E o resultado foi exatamente esse, bolinhos de coco deliciosos, crocantes por fora e perfeitamente macios por dentro. Mesmo com a receita me indicando, do jeito mais baiano possível, colocar “um pouco menos de um quilo de farinha…”. Dei umas ajustadas, e ficou exatamente o que eu queria.

 

bolinhos de coco

 

 

Ingredientes:

  • 250g de farinha de trigo
  • 250g de açúcar
  • 2 saquinhos de coco ralado
  • 1 gema

 

Pre-aqueça o forno em 190C.

 

Misture todos os ingredientes em uma tigela, e misture com as mãos até ficar uma massa homogênea.

 

Com uma colher de sobremesa, faça os bolinhos e coloque-os em uma forma retangular, untada com manteiga e farinha.

 

Asse por aproximadamente 20 minutos, ou até os bolinhos ficarem com tons coradinhos por cima!

bolinhos de coco

 

 

Bolinhos de Coco Baianos

Bolinhos de Coco Baianos

Bolinhos de Coco e um Bolo de Chocolate Desastroso
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Subscribe

Subscribe to our e-mail newsletter to receive updates.

No comments yet.

Comente aqui!