Bahia – Brasil

Próxima Parada: Ilha de Boipeba

Situada no arquipélago do Tinharé no litoral baiano, a ilha de Boipeba é um dos lugares mais incríveis que eu já conheci. Praias paradisíacas com água cristalina, matas virgens onde o transporte público é feito por tratores e, claro, uma gastronomia incrível. Em Boipeba é mais fácil encontrar lagosta do que qualquer outro ingrediente, e isso no meu ver só pode ser coisa boa.

 

Boipeba

 

Duas paradas obrigatórias para aqueles que se aventuram a chegar na ilha é o Guido’s Restaurante na praia da Cueira e o Toca da Onça, na charmosa vila de São Sebastião da Cova da Onça.

 

Guido

Toca da Onça

 

A chegada na maravilhosa Praia da Cueira é marcada pela recepção do Guido,  o dono do restaurante e figura local que te recebe pessoalmente, quando não está a frente da fogueira de palha de coqueiro grelhando lagostas fresquíssimas.  Colecionador de camisas de futebol e (como todo bom pescador) bom contador de histórias, o Guido e sua equipe nota 10 fazem parte da experiência inesquecível do almoço. O cardápio é variado, com pratos de dar água na boca como o camarão servido dentro do coco verde ou a moqueca de peixe com banana. Mas a “menina dos olhos” do restaurante é a lagosta, em todas suas versões.  Lagosta com abacaxi, lagosta com mel ou simplesmente na manteiga – nós experimentamos todas, com direito a repeteco. A de mel foi a minha favorita! Receita inventada pela esposa de Guido, Eliana. Para acompanhar, uma boa caipirinha de mangaba, tradicional da ilha.

 

Lagosta no Mel

Lagosta no Mel

 

Lagosta no Mel

Lagosta no Mel

 

Lagosta no Abacaxi

Lagosta no Abacaxi

 

A exímia chef Dona Eliana e a moqueca de peixe com banana

A exímia chef Dona Eliana e a moqueca de peixe com banana

 

O famoso Guido

O famoso Guido

 

O Toca da Onça em Cova da Onça é liderado pelo pescador Orlando, que é simpatia em pessoa. O restaurante é um charme só, com paredes azuis e brancas e o teto forrado de renda baiana, e a comida incrível. Camarão fresquíssimo grelhado ao alho e óleo, peixe no forno pra lá de saboroso e a melhor lagosta na manteiga. Dentro do restaurante as meninas da “Casa da Onça”, projeto de artesanato com as marisqueiras da ilha, vendem colares lindos e floridos, coloridos com sementes encontradas no mangue local! Imperdível!

 

Orlando e a Toca da Onça

Orlando e a Toca da Onça

 

Badejo delicioso com legumes

Badejo delicioso com legumes

 

Lagosta

Lagosta

 

O charme do restaurante

O charme do restaurante

 

As meninas da Casa da Onça

As meninas da Casa da Onça

 

Colares lindos!

Colares lindos!

 

A Bahia é sempre incrível, e comendo bem assim, não tem como minha virada de ano ter sido ruim né?

Beijos,

Lara

The following two tabs change content below.

Latest posts by Lara (see all)