Salada de Lentilha e Outras Idéias para sua Ceia de Ano Novo

Published on

Eu adoro a ideia de que escolhemos comidas simbólicas para comemorar a virada do ano. Da mesma maneira que nos vestimos com cores que simbolizam o que desejamos para o futuro próximo, a última ceia do ano costuma ter alimentos que trazem sorte, amor e fartura. De acordo com a tradição, na mesa de Reveillon não pode faltar lentilha, romã, arroz, uva nem peixe. O arroz significa fertilidade. A uva representa a fartura e dizem que deve-se guardar as sementes na carteira pra atrair dinheiro! O peixe simboliza o amor e fertilidade. A romã significa fartura, e dizem as lendas que deve-se partir a fruta em sete pedaços e guardar sementes da carteira para gerar riqueza (já vi que minha carteira vai ficar cheia de sementes esse ano!). E last but not least, a lentilha, que traz sorte para o ano que chega.

 

Lentilhas

 

Minha mãe faz uma salada de lentilha maravilhosa, com amendoas, queijo feta e cebola roxa. Levinha e super saborosa, essa receita é perfeita para a ceia de Reveillon brasileira – afinal, com a sensação térmica de 50 graus fica difícil comer alguma coisa que não seja leve e refrescante!

 

Salada de Lentilha com Queijo Feta

Para o molho:

  • 1/2 xícara de óleo de canola
  • 1/4 xícara de vinagre de vinho branco
  • 2 colheres de chá de açúcar
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 1/2 xícara de folhas de salsinha picadas
  • 1/2 xícara de folhas de hortelã picadas

 

Para a salada:

  • 200 g de lentilha
  • 50g de amendoas em lascas, levemente tostadas
  • 1 cebola grande
  • 100 g de queijo feta
  • Azeite para fritar a cebola

 

Primeiro, misture os ingredientes do molho e deixe separado. Coloque as lentilhas em uma panela cobertas com bastante água e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos. As lentilhas devem estar al dente, cozidas mas ainda com um pouco de firmeza!

 

Enquanto a lentilha cozinha, descasque e corte a cebola em rodelas finas.Aqueça o azeite em uma frigideira no fogo médio. Coloque algumas rodelas de cebola e deixe dourar, mas não tostar! Retire-as da frigideira e seque com papel toalha. Repita com o resto da cebola.

 

Corte o queijo feta em cubinhos e toste as lascas de amendoas em um forninho ou forno baixo.

 

Escorra a lentilha pronta e misture delicadamente com o queijo, a cebola e a amendoa. Regue com o molho preparado e sirva quente ou fria!

 

Salada de Lentilha

 

Salada de Lentilha com Queijo Feta

Salada de Lentilha com Queijo Feta

 

 

Porque não acompanhar com um arroz de cereais e nozes, um peixe no forno com ervas, e de sobremesa essa salada de frutas com romã (pode até trocar os blueberries por uva!)? Acho que essa seria a minha perfeita “ceia da sorte”! O que acham? Alguma outra idéia?

 

Beijos,

 

Lara

Salada de Lentilha e Outras Idéias para sua Ceia de Ano Novo
0 votes, 0.00 avg. rating (0% score)

Subscribe

Subscribe to our e-mail newsletter to receive updates.

, , , , , , , , , , ,

One Response to Salada de Lentilha e Outras Idéias para sua Ceia de Ano Novo

  1. Pimenta e Limão 28 de dezembro de 2012 at 09:22 hrs. #

    uhmmmm Como boa libanesa-in-law amo lentilha!! Quero provar essa receita :))

Comente aqui!